sexta-feira, 18 de junho de 2010

Lisboa acelera 1% com BES e Renováveis em forte alta


A bolsa portuguesa registava um dos melhores desempenhos na Europa, movida pelos fortes ganhos da Renováveis e BES.

O índice PSI 20 subia agora 1,06% para 7.309,27 pontos com todas as cotadas em alta, à excepção da EDP, que registava um leve deslize da 0,08%.

A praça lisboeta protagonizava um dos melhores desempenhos entre as pares europeias que seguiam em alta ligeira, na oitava sessão seguida de ganhos. Espanha liderava, com o índice Ibex 35 a ganhar 1,25%.

A nível nacional, os títulos da banca destacavam-se com fortes ganhos, à semelhança do que sucedia no resto da Europa. O BES liderava com uma subida de 3,1% e valia agora 3,35 euros por acção, enquanto o BCP crescia 0,6% e o BPI ganhava 0,85%.

A valorização do sector financeiro surge no dia seguinte ao Conselho Europeu ter acordado revelar os resultados dos 'stress tests' da banca europeia no final de Julho. Os líderes europeus decidiram ainda levar à reunião do G20 no final do mês, em Toronto, a proposta de criação de dois novos impostos para a banca.

O melhor desempenho no PSI 20 pertencia, contudo, à EDP Renováveis, que disparava 4,8% para 4,93 euros, animada pelas perspectivas de que o derrame de crude no Golfo do México leve os EUA a apostarem nas energias verdes, beneficiando as empresas do sector.

No mesmo sector, as acções da Galp avançavam mais de 1%, apesar da queda dos preços do petróleo nos mercados internacionais pelo segundo dia consecutivo. O Diário Económico noticia na edição hoje que os brasileiros da Petrobras e a Caixa preparam-se para ficar com a posição da ENI na Galp.

Também em alta seguia a Portugal Telecom, que progredia 1% para 8,78 euros, no dia em o Diário Económico avança que a valorização do real face ao euro está a ajudar a PT no braço-de-ferro que trava com a Telefónica pelo controlo da Vivo. Desde o lançamento da oferta da Telefónica a 6 de Maio, a divisa brasileira valorizou 5,7%, o que significa que os activos da Vivo valem hoje mais 300 milhões de euros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário