quarta-feira, 16 de junho de 2010

PSI 20 vive o maior ciclo de ganhos em três meses

As energéticas deram força à praça lisboeta e empurraram-na para a sexta sessão consecutiva de ganhos.

O índice que reúne as principais cotadas portuguesas, o PSI 20, avançou hoje 0,68% para 7252,88 pontos. A praça lisboeta vive a sua sexta sessão consecutiva de ganhos, o que já não acontecia desde o início de Março.

A protagonizar os melhores desempenhos, em Lisboa, estiveram as energéticas, com a EDP a ganhar 2,17% para 2,59 euros e a sua participada EDP renováveis a avançar 1,48% para 4,66 euros. Isto num dia em que o Espírito Santo Equity Research subiu a recomendação da empresa liderada por Ana Maria Fernandes de "manter" para "comprar".

A puxar pelo índice estiveram também as acções da Galp, que apreciaram 1,29% para 12,53 euros, seguidas dos títulos da Portugal Telecom, que ganharam 0,65% para 8,76 euros.

Os analistas do alemão Berenberg Bank reviram em alta o preço-alvo para a operadora portuguesa em 30% para 10 euros por acção, assim como a recomendação, que passou de 'manter' para 'comprar'. O novo 'target' atribui um potencial de valorização de 14% à PT face à sua actual cotação.

A operadora esteve também a beneficiar do facto de "amanhã ser o último dia possível para comprar acções para quem quiser participar na votação da Assembleia Geral" que terá lugar no dia 30 Junho, para discutir a proposta da Telefónica sobre a PT, disse Pedro Miguel Santos, do BES Investment, à Etv.

A travar as subidas no sector da banca estiveram as notícias que deram conta do aumento dos pedidos de financiamento dos bancos portugueses e espanhóis ao Banco Central Europeu (BCE). Ainda assim, o BPI apreciou 0,46% para 1,54 euros, enquanto o BCP permaneceu inalterado.

A contrariar a tendência estiveram os papéis do BES, que recuaram 0,69% para 3,29 euros, no dia em que o Estado português voltou a testar o mercado com uma emissão de Bilhetes do Tesouro no montante de 600 milhões de euros com maturidade em Março de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário