quarta-feira, 16 de junho de 2010

Estónia já tem luz verde para entrar na Zona Euro



País vai adoptar moeda única europeia a partir de 1 de Janeiro do próximo ano

A Estónia já recebeu luz verde para integrar a Zona Euro, a partir do próximo dia 1 de Janeiro de 2011. O Parlamento Europeu deu esta quarta-feira o aval à integração daquele país do báltico, o primeiro da região a adoptar a moeda única.

O alargamento da Zona Euro está apenas dependente da aprovação dos chefes de Estado e de Governo da União Europeia durante a cimeira que se vai realizar amanhã, quinta-feira, em Bruxelas, explica a agência Lusa.

A Estónia é o terceiro país a aderir à Zona Euro com uma história ligada à União Soviética. O país passou a integrar a União Europeia apenas depois da sua separação do antigo bloco comunista.

Foi a 22 de Abril que a Estónia aprovou, no seu parlamento, a troca da actual moeda [Kroon] pelo euro. E dias depois, a 12 de Maio, a Comissão Europeia publicou um documento em que afirmou que o país tem «claramente» os critérios macroeconómicos necessários para aderir à união monetária.

Défice da Estónia situou-se nos 1,7% em 2009

O país tem apenas de cumprir alguns requisitos, como a estabilidade dos preços e finanças públicas saudáveis.

Entre Abril do ano passado e Março deste ano, o país registou uma inflação de -0,7%, inferior ao valor de referência europeu de 1% calculado para esse período. Já o défice do país situou-se nos 1,7% em 2009 e a dívida pública ficou nos 7,2%.

A Estónia é mesmo o único dos nove países que anseiam pela adesão ao euro a cumprir, segundo a Comissão Europeia, as condições necessárias à integração. Aqueles que estão em lista de espera são a Bulgária, República Checa, Letónia, Lituânia, Hungria, Polónia, Roménia e Suécia.

A Estónia vem assim aumentar a família da Zona Euro para 17 membros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário